Persona System: um produto especialista!

Atualmente, exige-se do gestor de RH um alto grau de autonomia em seu trabalho. O uso de ferramentas que auxiliem na gestão de recursos humanos torna-se um fator determinante para alcançar melhores resultados.

O Sistema Persona é um produto especializado, focado em atender as necessidades estratégicas da gestão de pessoas. Ter um sistema de RH não depende apenas de uma folha de pagamento ou de um registro de candidatos. A diferença está em transformar e complementar essa informação na gestão estratégica de pessoas. Essa é a grande evolução.

A análise comportamental é realizada através do Profile, o qual utiliza uma técnica objetiva, de livre escolha, baseada em fundamentos e conceitos da psicologia comportamental – a primeira delas é de que o comportamento, no trabalho ou no ambiente social, é primeiramente a expressão de uma variedade de respostas a estímulos ambientais, reconhecidos consistentemente como traços expressos da personalidade.

Como funciona:

O indivíduo acessa o site da Persona na área restrita com uma senha e responde ao teste do Profile. Ele irá se deparar com uma série de estímulos, composto por palavras (frases) adjetivas. Serão avaliados, então, os quatro traços primários da personalidade – Dominância, Extroversão, Agilidade e Regras. Confrontado com os estímulos da grade que preencherá, o indivíduo irá responder tanto de forma positiva quanto negativa, de uma maneira consistente, como responde aos estímulos do ambiente real, aqui simbolizado pelas palavras (frases) constantes no formulário. As expressões utilizadas na lista do Profile são derivadas de um agrupamento de palavras que foram selecionadas através de estudos, os quais mostravam que certas pessoas respondem positivamente ao estímulo das expressões marcando-as e negativamente por outras não marcando-as. Essas análises foram feitas pelo psicólogo WILLIAM MOULTON MARSTON. A classificação e descrição dos 4 traços de personalidade mencionados no Profile estão baseados nos trabalhos desse psicólogo.

Resultado:

As mensurações feitas pelo Profile estabelecem, para cada indivíduo, a localização ou magnitude da quantidade contínua dos 4 impulsos, os quais uma vez integrados fornecerão uma descrição específica e uma previsão do comportamento dos indivíduos, relacionados ao comportamento no trabalho e ambiente social. A finalidade do Profile é tornar possível uma avaliação e descrição do comportamento individual e exigências do trabalho de cada colaborador. O sistema fornece um laudo, o qual mostrará a intensidade de cada um dos 4 impulsos em um gráfico, bem como um texto descritivo sobre as características comportamentais de cada indivíduo.

Conheça o PERSONA DISC

Solicite um teste grátis!